Acredite Vale A Pena
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DOAÇÕES PARA CRIANÇA COM NEOPLASIA

Ir para baixo

DOAÇÕES PARA CRIANÇA COM NEOPLASIA Empty DOAÇÕES PARA CRIANÇA COM NEOPLASIA

Mensagem  Admin Ter Jun 29, 2010 3:46 pm

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE APOIO À CRIANÇA COM NEOPLASIA (APACN):

(www.apacn.org.br)
Doações:
Nas seguintes contas correntes:
- Caixa Econômica Federal: Agência: 3915 C/C: 700.700-8
- Itaú: Agência: 3722 C/C: 11193-1
- HSBC: Agência: 0358 C/C: 13.932-90
- Banco do Brasil: Agência: 2920-3 C/C: 22.900-8
NEOPLASIA:
Câncer não é brincadeira mas também é coisa de criança!
Cerca de 30 crianças de todo o Brasil passam pela Casa de Apoio da APACN diariamente. Mas muitos destes casos poderiam ser evitados e tratamentos amenizados caso o diagnóstico do câncer fosse feito precocemente.

A pediatra oncologista, Dra. Mara Pianovski, alerta que quanto mais tempo se perde para iniciar o tratamento, mais o organismo é agredido e fragilizado pela doença e se torna mais vulnerável às complicações habituais. “Além disso, neoplasias com muito tempo de evolução apresentam complicações que podem se tornar irreversíveis. Quando o diagnóstico é feito em tempo, mais de 70% das crianças com câncer são curadas”, comenta a médica, que coordena o Ambulatório que a APACN mantém em convênio com o Hospital de Clínicas do Paraná.

Existem diferenças importantes entre o câncer da criança e o do adulto. Em muitas situações, o câncer do adulto pode ser prevenido. Por exemplo, evitando-se a exposição ao sol no horário de risco, evita-se o câncer de pele. Não fumando, pode-se afastar o risco de desenvolver câncer de pulmão, de bexiga e outros. Já para a criança, não existe uma forma de evitar o câncer, mas apenas de se fazer o diagnóstico precoce.

Dra. Mara explica que o tratamento quimioterápico das crianças é mais intensivo que o utilizado para os adultos; assim, pode apresentar irregularidades com mais facilidade, como infecções e sangramentos. Por outro lado, elas se recuperam mais facilmente, desde que o tratamento inicie em tempo hábil. O tratamento dura em média de 6 meses a 2 anos, dependendo do diagnóstico (qual tipo de câncer) e do estadiamento (ou seja, doença inicial ou avançada).
Alguns números:
- A taxa de incidência do câncer infantil tem crescimento em torno de 1% ao ano nas diversas regiões do mundo e a incidência anual é de 12 em cada 100.000 crianças.

-No Brasil, o câncer já é a terceira causa de morte por doença entre 1 e 14 anos de idade.

- O câncer infantil compreende de 0,5% a 3% de todas as neoplasias na população.
fonte: INCA (Instituto Nacional do Câncer)
Neoplasia infantil
As neoplasias mais freqüentes nas crianças são as leucemias (glóbulos brancos), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático). A idade que elas aparecem com maior freqüência está em torno de 2 a 4 anos. O câncer na criança se apresenta, em geral, com sinais e sintomas comuns a outras doenças da infância. Dra. Mara dá alguns exemplos:

- palidez que ocorre nas leucemias é muito comum nas anemias por deficiência nutricional; aumento de volume das ínguas, que também ocorre como resposta normal do organismo a infecções; dores ósseas de intensidade crescente, diferenciando-se de dores freqüentes associadas com o crescimento, que desaparecem rapidamente; dor de ouvido, que não melhora com os tratamentos habituais; dor no abdome, tosse persistente, manchas roxas pelo corpo e sangramento nasal.

Para saber se o sinal ou sintoma está associado ao câncer, é fundamental que a criança seja examinada pelo médico, que saberá que exames solicitar. Os pais e médicos ainda devem ficar alerta para outras alterações na saúde:

- No retinoblastoma, um sinal importante de manifestação é o chamado "reflexo do olho do gato", embranquecimento da pupila quando exposta à luz.

- Tumores sólidos podem se manifestar pela formação de massa, podendo ser visível e causar dor nos membros, sintoma, por exemplo, freqüente no osteossarcoma (tumor em osso em crescimento), mais comum em adolescentes.

- Tumor de sistema nervoso central tem como sintomas dor de cabeça, vômitos, alterações motoras, alterações cognitivas e paralisia de nervos.
Cuidados Especiais
O tratamento do câncer não é somente quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Na Associação, elas contam com uma equipe de voluntários e profissionais de diversos setores para dar a elas e aos acompanhantes todo o apoio necessário para amenizar o sofrimento deste período. O apoio psicológico visa auxiliar a criança neste momento de mudanças, perdas e que também pode acarretar em dor e sofrimento.

A psicóloga Adriana Sampaio, que atende as famílas na Casa de Apoio, explica que o psicólogo ajuda a criança na adesão ao tratamento da doença ou ampliação de seu repertório comportamental, prestando suporte para a adaptação à nova rotina de idas ao hospital. “E este acompanhamento é especialmente necessário quando há mudança de cidade para tratamento, hospitalização por tempo prolongado, com afastamento da família, amigos e escola”, detalha Adriana.

Já o serviço social presta atendimento às famílias que se hospedam na APACN. A Assistente Social da Casa de Apoio, Rayde Bisinelli explica que além dos contatos com prefeituras e secretarias de saúde, o serviço social organiza grupos de socialização e orientação de pais ou acompanhantes, apoio aos voluntários que atuam com as famílias. “Percebemos que ao chegar em Curitiba o paciente e os familiares enfrentam algumas dificuldades e passam por períodos de angústia. Buscamos sempre viabilizar os recursos que eles têm direito, acompanhar estas famílias que buscam a cura dos filhos”, comenta Rayde.

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 260
Data de inscrição : 14/05/2010

https://acreditevaleapena.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos